Grupo A
Japão : As atuais campeãs mundiais , vice campeãs das Olimpíadas , o Japão está no grupo A da competição mais importante de base no futebol feminino . Depois de vencer o Campeonato Asiático Sub-19 , com um aproveitamento impressionante ( 13 pontos dos 15 possíveis ) , as Japonesas terão sua melhor oportunidade na categoria , atuaram em casa e na melhor fase do futebol feminino em seu país .
México : Acostumada a disputar competições desse porte ( participou em 4 das 5 edições ) , as mexicanas vem para o torneio no Japão com um terceiro lugar nas eliminatórias da CONCACAF , na primeira fase venceram a Jamaica por 3x1 , as Haitianas por10x0 e perderam por 1x0 para as Canadenses , se classificando em segundo para as semi-finais , na qual perderam para os Estados Unidos por 4x0 , a vaga foi garantidas na decisão do terceiro lugar com uma vitória sobre o Panamá por 5x0 .
A principal jogadora da equipe é Natalia Gómez-Junco de 19 anos , que aliás ficou com a artilharia do torneio classificatório .
Nova Zelândia : Está aí uma seleção que promete balançar as redes no Japão , em seus 3 jogos na eliminatória da Oceania , as neozelandesas marcaram 28 gols , mesmo considerando que as outras seleções não tem tanta qualidade assim . A Nova Zelândia é considerada ao lado do Japão , a seleção favorita a passar por essa fase de grupo .
A principal jogadora da Nova Zelândia é Rosie White , atacante de apenas 19 anos de idade , que já tem uma Copa do Mundo e uma Olimpíada com a equipe principal em seu currículo .
Suíça : As suíças prometem muita ofensividade nesse torneio mundial , estilo de jogo que sempre marcou o futebol feminino nesse país , que vem tendo uma ascensão impressionante nos últimos anos .
A Suíça conseguiu se classificar apenas 2 vezes para a Copa do mundo feminina nessa categoria , Na Rússia em 2006 , foi eliminada na primeira fase com 3 derrotas ( Alemanha , Coréia do Norte e México ) e em 2010 , a situação se repetiu , 3 derrotas e uma eliminação na primeira fase .
O destaque da equipe é a atacante Eseosa Aigbogun , de 19 anos .
Grupo B
Brasil : A Seleção brasileira de futebol feminino , na categoria até 20 anos , é uma das melhores entre as 16 concorrentes ao titulo , e em todas edições foi a Copa do Mundo como vencedora do torneio classificatório . Só que na Alemanha em 2010 foi uma das decepções , eliminada na primeira fase ; o Brasil perdeu para as Norte-coreanas , empatou com as Suecas e sai do Mundial com uma vitória sobre a Nova Zelândia .
O Brasil está com a base do último mundial Sub-17 . Os destaques da equipe são Ketlen , que já vai para o terceiro mundial Sub-20 e Thaisinha . ambas foram artilheiras do último Sul-americano , com nove e sete gols , respectivamente .
No comando da equipe está Caio Couto , que vem tendo o trabalho elogiado por Jorge Barcellos , técnico que comanda a equipe principal .
No Sul-americano as brasileiras não deram chances as adversárias , 7 vitórias , 28 gols marcados e apenas um sofrido , vitória na final foi sobre a Argentina ; 2x0 , titulo e passaporte carimbado para o Japão .
Itália : Com uma copa do Mundo feminina Sub-20 no currículo ( Tailândia 2004 ) , As italianas chegam com uma campanha não muito convincente no europeu Sub-19 , mas o fato de ter chegado as semi-finais já garantiu a vaga para as Italianas . Após três vitórias em três jogos na primeira fase , a Itália perdeu para as norueguesas nas semis por 3x2 .
Principal jogadora da Itália é Martina Rosucci , meia campista de 20 anos .
Nigéria : A Nigéria é uma das poucas seleções que participaram de todas as competições dessa categoria no futebol feminino ; Na última competição chegaram a final contra a Alemanha a cinco jogos sem derrota , que veio na finalíssima por 2x0 para as anfitriãs , nada de surpresa , o resultado veio de certa forma a alavancar o futebol feminino na Nigéria .
Nas eliminatórias , as nigerianas não deram bobeira e passaram com facilidade sobre Congo , 4x0 e 3x0 na fase decisiva , ficando com um total de 13 gols em todo o campeonato .
O Destaque da equipe é a atacante Desire Oparanozie , de 18 anos .
Coréia do Sul : O principal objetivo da Coréia do Sul neste mundial será repetir a boa campanha da equipe em 2010 , quando conseguiu conquistar o terceiro lugar . Mas o titulo seria bem recebido , claro . No Sub-19 continental as Sul-Coreanas ficaram na quarta posição , entre as seis equipes participantes do torneio .
Destaque da seleção sul-coreana é a atacante Yeo Ming Ji , atacante e camisa 10 da equipe , 19 anos .
Grupo C
Coréia do Norte : Depois de vencer a Copa do Mundo feminina Sub-20 em 2006 na Rússia , logo depois em 2008 no Chile , as norte-coreanas ficou com o vice campeonato , e na Alemanha em 2010 , A Coréia do Norte passou por Brasil e Nova Zelândia na fase de grupos , mas perdeu para a Alemanha nas quartas , Alemanha que mais tarde viria ser a campeã do torneio .
A Coréia do Norte passou como a segunda colocada no asiático Sub-19 , ao longo da campanha foram 13 gols marcados e somente um sofrido .
Destaque da equipe é a atacante Yun Hyon Hi , ela marcou 5 dos 13 gols da Coréia no asiático , 19 anos de idade .
Noruega : É raro ver a Noruega fora de um torneio feminino de futebol , a equipe escandinava venceu a Copa do Mundo feminina em 1995 ( equipe principal ) , só que nas categorias de base a situação não se repete . A única participação em um torneio Sub-20 foi no Chile em 2008 , quando caiu no grupo mais complicado do torneio com Brasil , Nova Zelândia e Coréia do Norte . resultado : queda na primeira fase .
Só que no europeu Sub-19 as nórdicas melhoraram seu desempenho , foi uma campanha brilhante , mesmo com a derrota por 8x1 , na final para a Alemanha .
Destaque da equipe é a atacante Melissa Bjanesoy , artilheira do europeu com 7 gols em 7 jogos .
Argentina : Com 2 participações em 5 edições realizadas , A Argentina é a segunda seleção que mais representou a América do Sul em um torneio desse porte , logo atrás do Brasil . Só que um fato negativo , é que em todas as edições ( Rússia 2006 , Chile 2008 ) as hermanas não conseguiram passar da primeira fase .
Depois de ficar fora da Alemanha em 2010 , a alviceleste voltará tentando surpreender , depois de conseguir a vaga com um gol de pênalti nos acréscimos contra o Chile , na semi-final .
"É um balanço muito positivo pelo esforço que fizemos e porque cumprimos com o objetivo , que era a Classificação para a Copa do Mundo" . Disse a zagueira Noelia Espíndola , um dos destaques da equipe .
Canadá : Uma das potências no futebol feminino , o Canadá chega ao Japão com um histórico de altos e baixos no torneio Sub-20 , a primeira edição ocorreu lá , há 10 anos atrás , vencida pelo Estados Unidos .
Em 2004 as canadenses chegaram as quartas .
"Foi para isso que viemos , para nos classificarmos e podermos expor as nossas atletas aos ambientes de alta pressão" , disse Andrew Olivieri , técnico da equipe .
O destaque individual fica para Christabel Oduro , camisa 10 da equipe , de 19 anos .
Grupo D
Gana : Gana participou apenas de uma edição na Alemanha 2010 , mas voltará a figurar entre as 16 melhores equipes do futebol feminino na categoria até 20 anos . A campanha de qualificação até o Japão começou com uma goleada estrondosa sobre a Namíbia por 7x0 , 3x0 na volta . Na fase seguinte veio a África do Sul pelo caminho , parecia ser um confronto mais complicado , só que um 5x0 no agregado confirmou a superioridade ganesa , depois veio a Tunísia , vitória de Gana por 3x1 .
A classificação das ganesas para os Mundiais Sub-17 e Sub-20 do futebol feminino é o reflexo dos esforços da Federação Ganesa de futebol , que prometeu fazer tudo que estiver ao alcance para alavancar o futebol feminino no país .
Destaque da equipe é a meia Priscilla Saahene , de 20 anos .
Estados Unidos : As americanas , sem dúvidas as maiores vencedoras do futebol feminino nos últimos tempos , prova disso é que a ficou entre as quatro primeiras nos últimos torneios . exceto em 2010 e 2002 quando a competição foi disputada com a categoria até 19 anos .
Mas na Alemanha em 2010 o resultado não foi dos melhores , eliminação nas quartas-de-finais com uma derrota para a Nigéria .
A revira-volta veio no Campeonato Sub-20 da CONCACAF , as americanas passaram com facilidade por todas as equipes da primeira fase , Venceram as mexicanas por 4x0 nas semi , e por 2x1 garantiu o título em cima das Canadenses .
Principal jogadora da equipe é a atacante Maya Hayes de 20 anos .
Alemanha : Elas , as germânicas sempre chegando em uma competição de futebol feminino com claro favoritismo , mesmo com a concorrência norte-americana no Grupo D , depois de uma campanha sensacional no europeu Sub-19 . foram 6 vitórias em 6 jogos , 20 gols marcados e um sofrido .
"Quando você já conhece a sensação de vencer um titulo , a sua sede de vitória aumenta porque você quer voltar a sentir aquilo" , disse a capitã Ramona Petzelberger , que ao lado de Luisa Wensing ( zagueira ) e Dzsenifer Marozsan ( atacante ) figuram como principais jogadoras da equipe .
China : Depois de ficar fora do mundial Sub-20 na Alemanha em 2010 , a China volta a aparecer em um campeonato desse porte no futebol feminino , a classificação chinesa veio com uma rodada de antecedência no asiático Sub-19 .
A campanha começou com um empate (1x1) com as futuras campeãs do torneio , as Japonesas perdiam o jogo no finalzinho da partida . Logo depois de vencer o Vietnã por 2x1 , a China voltaria a empatar em 1x1 , dessa vez com a Coréia do Sul . A classificação veio em uma vitória para cima da Austrália por 3 a 1 . Destaque para Yao Shuangyan , que marcou três vezes .
"Nossa volta ao torneio foi o fruto de dois anos de esforço . agora , tentaremos ir além da primeira fase no Japão 2012 ." , disse Yin Tiesheng , sobre a difícil missão de levar a equipe chinesa adiante , logo que enfrentaram Alemanha e Estados Unidos na fase inicial .
O Torneio terá cobertura do Mundo Esportivo , com posts sobre os jogos e muito mais !
Fotos : AFC , GETTY IMAGES e LOC .
0 comentários:
Postar um comentário